“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho
Educação e Cultura

Organização de ações educativas e culturais em parceria com as instituições assistidas, oferecendo opções de lazer, convivência e conhecimento para moradores das comunidades, priorizando atividades coletivas de incentivo à leitura, oficinas de aprendizagem de técnicas de audiovisual, teatro e cinema.

Colaboração na infra-estrutura das bibliotecas, desde a organização dos espaços até a catalogação do acervo. Acompanhamento das atividades das bibliotecas incentivando a participação, a integração das comunidades e o desenvolvimento cultural. Conheça os espaços apoiados e como colaborar.

 

Biblioteca Comunitária do Ponto Chic Profª. Judith Lacaz

Associação Comitê Ponto Chic – Nova Iguaçu – RJ

A biblioteca foi organizada em 2005 por uma equipe da comunidade sob a orientação da professora e bibliotecária voluntária Judith Lacaz.

Conta com acervo de 5 mil livros, vídeos e brinquedos, que compõe uma brinquedoteca. Realiza regularmente empréstimos de livros e atividades de mediação de leitura.

Integra a rede Baixada Literária, formada por bibliotecas comunitárias de Nova Iguaçu, mantidas por instituições sociais e comunitárias. A rede liderou o movimento de construção do PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas) de Nova Iguaçu, primeiro município do RJ a ter o plano aprovado em lei. Trata-se de política pública de democratização e garantia do direito à leitura na cidade. A Baixada Literária integra a RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

 

Biblioteca Comunitária Dando Asas à Imaginação

Associação Sal da Terra – Árvore Seca, Lins de Vasconcelos – Rio de Janeiro – RJ

A biblioteca funciona numa sala do centro comunitário da Árvore Seca, uma das comunidades do Complexo do Lins, Zona Norte do Rio de Janeiro. Tem apoio da equipe da Creche Comunitária Chameguinho, que fica em frente à biblioteca. A biblioteca Dando Asas à Imaginação está organizando e catalogando seu acervo e já oferece atividades regulares de empréstimo de livros e mediação de leitura para toda a comunidade.

 

Biblioteca Comunitária Carolina Maria de Jesus

SOMA – Sociedade de Orientação Manutenção e Ajuda à Criança, ao Adolescente e ao Idoso

Anchieta – Rio de Janeiro – RJ

O espaço que irá abrigar a biblioteca está em fase final de construção. Várias forças se somaram para viabilizar a biblioteca: o terreno foi doado por pessoa da própria comunidade, o projeto é de um arquiteto voluntário, os recursos financeiros vieram de funcionários do Banco do Brasil e do Programa Brasil sem Fome da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – ANABB e do valor arrecadado com uma rifa de geladeira doada pela PREVI. Uma equipe trabalha para a organização e a catalogação e promove atividades literárias na comunidade, envolvendo, em especial, crianças e adolescentes.

COMO AJUDAR

Doações

Em dinheiro para auxiliar nas despesas administrativas (pessoal, água, luz, gás e telefone, material administrativo e de construção, mobiliário)
>> Comitê Elos: Banco do Brasil Ag. 0392-1 c/c 24792-8 (valor acrescido de 01 centavo)

Em material (mobiliário, material de construção, equipamentos de informática e vídeo)
>> Comitê Elos: Fale Conosco

Trabalho Voluntário

Participação em atividades culturais: oficinas, brinquedoteca, contação de estórias
Apoio nas tarefas administrativas e catalogação do acervo
>> Comitê Elos: Fale Conosco

Voltar a página anterior