“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho

Publicado em 14/07/2018

Livros de Memória encerram com sucesso projetos do Voluntariado BB

Memória do Ponto Chic e Memória da Árvore Seca, dois livros produzidos dentro dos projetos do Voluntariado BB coordenados pelo Comitê Elos, fecharam com sucesso as atividades desenvolvidas por um ano no bairro do Ponto Chic, em Nova Iguaçu e na comunidade da Árvore Seca, no complexo do Lins.

O resultado e o alcance do objetivo de valorizar a comunidade ficaram constatados nas expressões de felicidade e de emoção dos moradores ao terem em mãos o registro da história dos locais onde vivem, contada por eles mesmos.

A partir das entrevistas e pesquisas feitas pelas equipes de jovens contratadas nos convênios para realização dos projetos, as voluntárias do Comitê Elos, Ana Amélia Lins e Rosania Abrantes, organizaram o material para a edição dos livros. O projeto gráfico foi oferecido de forma voluntária pelo designer Tiago Lacaz.

Os livros, com tiragem de 200 exemplares cada, serão todos doados: aos moradores que contribuíram com depoimentos e materiais, às instituições e equipes envolvidas, às bibliotecas comunitárias, públicas e escolares dos locais.

Foram realizados 4 eventos para o lançamento dos livros, sempre acompanhado de uma exposição de fotos e materiais registrando as atividades desenvolvidas nos dois locais. O primeiro, no Encontro Anual do Comitê Elos, no CCBB, em maio. Em seguida, aconteceu o lançamento na comunidade da Árvore Seca, no Lins de Vasconcelos e no bairro do Ponto Chic, em Nova Iguaçu. Nas duas ocasiões, compareceram moradores entrevistados, suas famílias, convidados e amigos das instituições envolvidas, Sal da Terra no Lins e Acopchic em Nova Iguaçu. Por último, houve a apresentação dos livros no bonito jardim do Palácio do Catete, com uma roda de conversa com o Profº Mario Chagas, museólogo e diretor do Museu da República, que assina a apresentação dos livros.

Nossos agradecimentos as muitas pessoas que se dedicaram a realização de todas as atividades que deixam como legado esse registro histórico em forma de livros de memória, um presente e tanto para o acervo das duas bibliotecas comunitárias que funcionam no Lins e no Ponto Chic.

Voltar a página anterior