“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho
Pgina inicial » História
História

Herbert de Souza, o Betinho, símbolo da determinação e do trabalho pela cidadania, criou a Ação da Cidadania Contra a miséria e pela Vida que cresceu e deu frutos. Hoje, o Comitê Elos da Cidadania, seguindo essa lição e esses passos, pode contar vinte anos de sua história agradecendo a todos que passaram e/ou permaneceram nessa luta. São 20 anos de um trabalho que só traz alegrias pelo prazer de ajudar, de trocar experiências, de aprender e, sobretudo, por fazer o bem para o nosso país, que ainda necessita melhorar, principalmente em sua distribuição de renda, para que nossa população mais pobre consiga ter os seus direitos respeitados.

Foram também vinte anos de convívio com pessoas dos mais diferentes talentos contribuindo com sua capacidade e generosidade para esse trabalho. O lema legado de Betinho, “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia” é um farol que guia as ações do Comitê Elos.

Os agradecimentos são tantos e para tantas pessoas que vivenciaram os episódios aqui relatados que fica difícil ser justo com todos. Essas pessoas engrandecem o trabalho do Comitê, mostram a face dos brasileiros justos, honestos e solidários que não aparecem na mídia. São voluntários que, com seu trabalho, provam sem intenção de provar nada, que podem ser diferentes, honestos, justos e solidários e por tudo isso constroem um Brasil melhor.

Agradecer ao Betinho e à Dona Terezinha, liderança do movimento em Nova Iguaçu, é agradecer a todos que lutaram com o Comitê Elos, pois os dois são exemplos de luta incansável por uma democracia participativa, pela valorização da solidariedade e dos direitos humanos que farão do Brasil um país mais justo.

Aqui está o registro de 20 anos da história do Comitê Elos da Cidadania que compartilhamos com nossos amigos, colaboradores e todos os interessados em conhecer nosso trabalho.

Clique para visualizar o PDF

Voltar a página anterior