“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia.”

Herbert de Souza, Betinho

Publicado em 17/04/2018

Memórias da Árvore Seca e do Ponto Chic ganham livros e exposição

Surpresa e emoção marcaram a exposição de lançamento dos livros Memória da Árvore Seca e Memória do Ponto Chic organizada pelo Comitê Elos no CCBB,  junto à realização de nosso Encontro Anual de Planejamento, em março. Fotos, objetos, textos e depoimentos foram organizados para contar o percurso de elaboração dos livros ao longo de 2017, dentro das atividades dos projetos de educação e cultura nas comunidades da Árvore Seca, no Lins de Vasconcelos e Ponto Chic, em Nova Iguaçu.

Os participantes dos projetos e convidados das duas comunidades puderam ver o resultado final da pesquisa e levantamento das histórias dos bairros contadas pelos seus moradores: dois belos livros contendo o registro dos depoimentos, fotos e relatos. A edição dos livros era o principal produto dos projetos que receberam apoio do programa Voluntariado BB e Fundação Banco do Brasil e mobilizaram jovens em atividades e oficinas tendo como base as bibliotecas comunitárias existentes nos locais.

Ana Amélia Lins e Rosania Abrantes, as duas voluntárias do Elos que acompanharam o projeto junto as instituições comunitárias Ação Sal da Terra (Lins) e Acopchic (Ponto Chic), se dedicaram a organizar o material coletado pelas equipes nos bairros, dando forma final aos livros, que teve projeto gráfico do designer voluntário Thiago Lacaz.

Antes de conhecerem os livros e a exposição, vários envolvidos com os projetos deram seus depoimentos: as coordenadoras e equipes nas comunidades: Rosi, Denise, Igor e Viviane (Árvore Seca) e Mônica, Nathalia e Matheus (Ponto Chic); os colaboradores Sada Baroud (Ponto Chic) e o fotógrafo Sergio Cesar (Árvore Seca); os personagens do livro do Ponto Chic, a líder comunitária Dona Terezinha e o artista plástico Adam Mendes e Ciça da Árvore Seca.

Ter em mãos o livro e poder rever e relembrar o processo de sua construção provocou um sentimento coletivo de orgulho e gratidão, estampado nos sorrisos e no brilho dos olhos de quem pode vivenciar aquela experiência. Essa mesma emoção esperamos ver repetida no lançamento dos livros em cada uma das comunidades, prevista para breve. Os exemplares serão distribuídos aos entrevistados, colaboradores, parceiros, estarão também no acervo das bibliotecas comunitárias, serão doados para outros espaços de leitura, instituições de pesquisa e parceiras, além das escolas vizinhas.

Para organização do espaço e da montagem da exposição contamos com a Gerência de Pessoal – GEPES do Banco do Brasil, o CCBB e sua administração predial, além das equipes de apoio, segurança e limpeza, a quem agradecemos a acolhida e a colaboração.

 

Voltar a página anterior